5 Dicas de IDE’s para programar em JAVA

O que é IDE?
A sigla IDE representa para o Ambiente de Desenvolvimento Integrado, em tradução livre. É um programa que reúne uma série de ferramentas que fazem o programador a vida mais fácil. Entre suas características, podemos citar a presença do compilador-onde o programa será executado ; o editor, onde o código será gravado; e a depurador-o que vai ser usado para entender por que o seu código não está funcionando.
Além dessas funções fundamentais, muitas IDE’s permitem que você personalize o seu ambiente de trabalho, e personalizar sua aparência, com temas e cores, ou até mesmo alterar completamente o seu código-fonte. Tudo para tornar sua vida mais fácil. Sem mais delongas, vamos à lista!

Eclipse

O Eclipse é uma das mais famosas e melhores IDE’s Java disponíveis. É um ambiente multiplataforma, com impressionantes características que aumentam o poder de luta dos desenvolvedores. Este está disponível.

NetBeans

Também é um dos maiores e mais famosos IDE Java que contém quase todos os recursos do Eclipse. Esta é uma multi-plataforma de IDE que é disponível gratuitamente. Tutoriais já estão prontos para os usuários.

IntelliJ Ide

Este IDE é amplamente usado por programadores de Java. As opiniões estão divididas entre este e os outros dois que têm sido apresentadas sobre qual é a melhor, mas estes são, em nossa opinião, os melhores. Você pode usar esse IDE, de graça, mas para obter todos os recursos que você precisará comprá-lo.

BlueJ

Grátis um IDE Java que é projetado para aqueles que são novos na linguagem. Ele é usado por milhões de pessoas em todo o mundo. Este IDE é uma plataforma livre.

JCreator

Um poderoso IDE para os programadores Java com vasta experiência. Ele está disponível apenas para a plataforma Windows.

Vou adicionar um pouco mais sobre o Netbeans, pois é o que uso com mais freqüência e minha dica para os iniciantes. NetBeans IDE é uma multi-plataforma de ambiente de desenvolvimento, uma ferramenta que ajuda os programadores a escrever, compilar, deb e instalar aplicações, foi concebido como uma estrutura reutilizável que visa simplificar o desenvolvimento e aumentar produtividade, levando todas estas funções em um único aplicativo. Escrito completamente em Java, mas pode ser usado para qualquer outra linguagem de programação ou idioma que você desenvolver com Swing, alguns das linguagens NetBeans suporta são: C, C++, Ruby, PHP, XML e HTML.

É que o leitor use qualquer um dos IDE, representados ou não? Deixe-nos a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *